sem comentários ainda

Quaresma e Campanha da Fraternidade 2020

Iniciamos com a celebração do último dia 26/02, a Quarta-Feira de Cinzas, o tempo penitencial, tempo da Quaresma que termina após 40 dias, na Quinta-Feira Santa, na celebração da última ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos.

A palavra Quaresma vem do latim quadragésima, é o período de quarenta dias que antecede a Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo da Páscoa.

Nesse período a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil promove a Campanha da Fraternidade desde 1964, como itinerário de libertação pessoal, comunitária e social. O período da Quaresma é reservado para a reflexão e a conversão espiritual. Católicos são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. São convidados a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, lendo a Palavra de Deus, orando e praticando boas obras. Em termos práticos, a Quaresma é o tempo de perdão e de reconciliação fraterna.

  Este tempo é de profunda reflexão, que possa nos levar a uma verdadeira conversão. Este caminho de conversão deve ser a partir do coração, compromisso através do tripé; oração, esmola e jejum, (cf Mt 6,1-6.16-18). Este caminho vivenciado a cada ano deve produzir frutos abundantes em nossas vidas. Gestos e propósitos que devem se estender em todo o nosso ano litúrgico e não apenas em alguns dias, apenas com o intuito de amenizar a nossa consciência. Durante o tempo quaresmal, a Igreja nos motiva a viver e celebrar a Campanha da Fraternidade. Este ano 2020 tem como Tema, Fraternidade e Vida: Dom E Compromisso; e como Lema: “Viu, Sentiu Compaixão e Cuidou dele”. (cf. Lc 10,33-34). Peçamos ao Senhor a graça de vivermos de maneira profunda e comprometida este tempo de graça que o Senhor nos oferece, e juntos colhermos frutos de comprometimento, serviço e empenho por um mundo mais justo, humano, fraterno e solidário.

   Esta Campanha da Fraternidade 2020 nos provoca imensamente através dos três verbos presentes, estes encontrados no Evangelho de São Lucas 10, são eles: Ver, Sentir compaixão e Cuidar… Esta C. F. nos convida a mudar nossa maneira de olhar a Vida, a Natureza e nossa relação com os irmãos e (as), especialmente os mais vulneráveis da sociedade.

A CNBB, apresente o Objetivo Geral desta C. F. 2020: “Conscientizar, à luz da palavra de Deus, para o sentido da vida como Dom e Compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum”.

A duração da Quaresma é baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. É um número de expectativa, de preparação e de prova. Na Bíblia caracteriza as intervenções sucessivas de Deus: Davi, como Saul, reinou 40 anos; o dilúvio durou 40 dias; Moisés serviu Deus no Monte Sinai durante 40 dias e durante 40 anos Moisés conduziu o povo de Israel na peregrinação pelo deserto até chegaram à Canaã; Jesus passou 40 dias no deserto e depois apareceu ressuscitado durante 40 dias e outros.

Cerca de duzentos anos depois da morte de Cristo, os cristãos começaram a preparar a Festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d.C, a Igreja Católica aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma. Embora seja um tempo penitencial, não é um tempo triste e depressivo. Para a igreja, trata-se de um tempo especial de purificação e de renovação da vida cristã para poder participar com maior plenitude do mistério pascal do Senhor.

Grande abraço, votos de muitas bênçãos de Deus, bons estudos em torno deste Tema e boa vivencia, feliz caminhada em preparação para a Páscoa…

Com amizade

Pe. Carlos Roberto Altoé, SDN

kine master for pc

Ghost of Tsushima for PC

crackedo

gratis

snaptube apk download 2022 ativador office 2019

shareme pc

kuyhaa idm

Download Snaptube APK KMS Download

 

Publicar um comentário